Técnicas de Relaxamento

 

É impossível obter-se bom relaxamento sem a respiração rítmica e a concentração adequada. Não se obtém concentração sem a imaginação consciente. Não se alcança a correta imaginação sem a música. A ciência vem desenvolvendo vários estudos sobre os neurotransmissores, que são  substâncias químicas através das quais os neurônios do cérebro comunicam-se entre si a grandes velocidades.

Assim, quando alguém se recordar de alguma coisa, certo grupo de neurônios produz e libera uma certa substância química - os neurotransmissores - os quais enviam sinais elétricos a outros neurônios. Com isso se produz a comunicação cerebral, que surge, depois, na mente, em forma de imagem, conceito ou recordação. O cérebro, por ser o local mais importante do corpo humano, está protegido de diversas formas, dentre as quais, pela camada hemoencefálica, que o protege contra muitas substâncias químicas da corrente sangüínea. São poucas as substâncias que essas barreiras deixam chegar até o cérebro. Por isso, os remédios para combater problemas cerebrais são raros e ministrados sob rigoroso controle.

Entretanto, a música, por ser energia em forma sonora, alcança e atravessa essas barreiras, produzindo assim efeitos que muitos medicamentos não conseguem. É por isso que certo tipo de música acalma ou diminui a dor, pelo fato de colocar os neurônios em estado de repouso, o que leva à desconexão eletroquímica das células cerebrais com os nervos do resto do corpo. Noutras palavras: a música funciona como se fosse um preparado anestésico.

Assim, sempre que uma pessoa se sentir cansada, em casa no trabalho ou no escritório, fique sentado na posição egípcia, coluna reta, braços soltos no prolongamento do corpo, músculos da face do corpo todo deverá estar descontraído, coloque um par de fones de ouvido, do som ou "walkman", fazendo dessa forma uma completa "massagem" sonora no cérebro.

Um bom exemplo prático: alguns dentistas utilizam da técnica de Biomúsica em seus clientes, a cadeira anatômica ajuda num posicionamento ideal deitado e através de fones de ouvido com músicas que reproduzem sons da natureza ou "new age", conseguem proporcionar uma atmosfera de paz e tranqüilidade, isolando-os da barulheira do meio externo e principalmente do ruído ensurdecedor da  famigerada broca de dentista.

Sobre o tipo de música para cada momento ou circunstância, será relacionada no final do último item.

Respiração rítmica

O uso correto da respiração, ao lado da música, é muito importante quando se quer relaxar o corpo. Por dois motivos básicos: primeiro - melhor oxigenação do cérebro; segundo - sincronização biológica.

Obedecendo a esse princípio da respiração, o indivíduo faz com que seu cérebro funcione melhor, tenha maior poder de concentração e agudeza mental.
Assim, muitos benefícios podem ser obtidos se, simplesmente, você respirar ordenada e ritmadamente. E quando se combina respiração com música, os benefícios são dobrados.

Em condições normais a mente, o corpo e as emoções trabalham cada qual de acordo com seu próprio ritmo. Quando uma pessoa passa a respirar de forma consciente, controlada e de acordo com um certo padrão, logo percebe que todo seu corpo, mente e emoções se integram. O resultado dessa sincronização é uma grande sensação de bem estar, conforto e descanso.