Objetivo: A Biodança é um Sistema de Desenvolvimento Humano no qual a música e o movimento formam uma unidade coerente com a emoção. Seus principais objetivos são:

 

  • estimular o lado positivo das pessoas
  • desenvolver a criatividade
  • melhorar a capacidade de comunicação
  • auxiliar no autoconhecimento fortalecendo
    a identidade e a auto-estima
  • aumentar a resistência ao stress e à ansiedade
  • promover a integração e o desenvolvimento de
    cada indivíduo

Metodologia: Durante a parte teórica de uma aula o facilitador apresenta os principais fundamentos da Biodança e como eles podem ser utilizados pelas pessoas no seu dia a dia. As vivências práticas obedecem ao Modelo Teórico da Biodança apresentando uma sequência baseada na observação do grupo num gradativo aprofundamento.

 

 

LINHAS DE VIVÊNCIA

Vitalidade: é o ímpeto vital, a energia que a pessoa tem para
enfrentar o mundo, potencial de harmonia e equilíbrio.
Convite ao Movimento.

Criatividade: é o elemento de renovação que deve aplicar-se
à própria vida. Criar a si mesmo e dar sentido a cada ato.
Convite à Expressão.

Sexualidade: dissolução gradativa das couraças
caracteriológicas que bloqueiam nossa sensibilidade.
Convite à Integração.

Afetividade: é o amor indiscriminado pelo ser humano.
O útero afetivo que cada um tem e que possibilita o dar e o receber.
Convite à Nutrição.

Transcendência: é a capacidade de ir além do ego
e integrar unidades cada vez maiores. Conexão com a totalidade.
Convite à harmonia com o ambiente.

Você poderá obter informações complementares sobre Linhas de Vivência no texto Biodança nas Empresas.

A LINHA DA CRIATIVIDADE

As vivências em Biodança visam fortalecer a Identidade valorizando as qualidades que cada um, inegavelmente, possui e estimulando a Comunicação Não Verbal. Por se tratar de uma terapia que só pode ser desenvolvida em grupo, a Biodança, Dança da Vida , promove o encontro entre as pessoas fortalecendo os laços afetivos que, por ventura, já existirem e abrindo espaço para novas amizades. 

As emoções que afloram durante uma vivência de Biodança são rejuvenescedoras, na medida em que despertam dentro de cada um o Ímpeto Vital que impulsiona a querer viver cada momento na sua plenitude. A prática da Biodança proporciona a expressão de emoções que, quando harmonizadas, reduzem a rigidez das Couraças Musculares existentes que, em muitos casos, são responsáveis por dores musculares, dores de cabeça, depressão, stress entre outros males da vida moderna. Desta forma iremos, gradativamente reestabelecendo o equilíbrio do corpo e alcançando a saúde física e mental.

Ao desenvolvermos a Linha da Criatividade notaremos que a solução de vários problemas que antes nos consumiam tempo e energia passa a aparecer de forma natural. Através da dança e dos movimentos propostos nas vivências de Biodança, o nosso corpo torna-se integrado e sensível e o Ato de Criar torna-se natural e extremamente prazeiroso. Perceberemos que, com o passar do tempo, estes efeitos poderão ser notados em todos os momentos da nossa vida.