Voltar

19/02 - Prefeitura de Contagem insere atividade para promoção humana

No dia 19, a Prefeitura de Contagem, por meio da secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, inicia as aulas de biodança nas Casas da Família. A primeira unidade a disponibilizar a atividade é a do bairro Ressaca. A adoção da biodança como política pública é inédita no país e visa a promoção humana integral, fazendo com que os participantes sejam protagonistas do seu próprio desenvolvimento.

A idéia de inserir a biodança como atividade nas Casas da Família surgiu após uma oficina, que contou com a participação de técnicos do programa, representantes das Regionais, além do secretário adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Social, Márcio Guglielmoni. "Na conversa final, percebeu-se que era possível desenvolver a atividade com a população, trabalhando a auto-estima e a afetividade como dimensões importantes da promoção humana", disse ele.

A biodança é um sistema de integração afetiva e desenvolvimento humano baseado em experiências criadas através de movimentos de dança com músicas selecionadas, que conta, ainda, com momentos de diálogo que promovem a troca de experiências entre os participantes. De acordo com a psicanalista Gisele Parreira, que dará as aulas nas Casas da Família, a atividade possibilita fazer a humanização. "Entre os objetivos da biodança, estão promover o auto-conhecimento, fortalecer a auto-estima e despertar a alegria de viver. Sem preocupação com a coreografia, busca-se o sentir da pessoa". A psicanalista ainda ressaltou que, ao oferecer a atividade para o grande público, a Prefeitura de Contagem possibilita o desenvolvimento pessoal, dando oportunidade para que o ser humano seja o construtor de sua própria história.

FONTE: Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social
DATA: 19/02/2008 17:06:59